sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Última flor do Lácio



Inculta e bela.

Professor Raimundo e sua escolinha

O salário ó...
Com Rolando Lero, o saudoso Rogério Cardoso


E com outro que deixou saudade Costinha
O melhor é o Chico Anysio tentando dar uma aula de como contar piadas no horário da tarde.

Professores figuraças!

Pois é amiguinhos. Acabou-se o que era doce. Férias só no ano que vem... Alguns Bandalhas cumprem o carma nessa vida de serme professores. Os estudantes são bem legais, já todo o resto, como os planos de alguns pra educação, pfff... Só rindo, pra não chorar.
Em homenagem algusn professores muito peculiares, enquanto a idéia de fazer um sitcom com uma sala de professores como tema não sai do papel.

Seu Madruga Professor



Gil Brother do Hermes e Renato

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Lições do dia - para as moçoilas



Na sala de aula

"Não desenhe a boceta da professora no quadro negro, sobretudo se ela tiver mostrado a você em caráter confidencial".

"Não pergunte a uma menina mais velha no primeiro dia de aula se ela se masturba. Primeiro, porque a questão é inútil: ela certamente se masturba. Segundo, porque ela poderia ficar tentada a mentir. Leve-a secretamente no fundo do jardim e entregue-se diante dela a seus pequenos hábitos. Seu exemplo vai deixá-la com vergonha pela dissimulação".

"Se uma de suas colegas mais velhas zombar de sua jovem idade porque não tem belos pentelhos e você é lisa como a palma da mão, não a chame de urso peludo, Absalão ou mulher barbada: que a pequena raiva que você sentir sirva de lição para que se lembre de ser modesta quando tiver a moita guarnecida".

Pierre Louÿs

Masimo Trofisi



O cara me manda mais essa.

Da incapacidade em crer

Eu só acredito em um deus que não saiba dançar. Um deus sem gingado.
Sem ziriguidum. Um deus que faz questão de pisar nos pés de suas companheiras durante a valsa.
Só acredito num deus que fica recostado num canto do salão esperando a hora passar.
O mundo, ao meu ver, se fez num tropeço. Não me venha com papo que tudo se fez como um grande balé cósmico ensaiado exaustivamente. O mundo desse deus meu foi feito por acidente.
Não se enganem, meus caros. Não pensem que são os primeiros bailarinos do balé da criação do mundo. Vocês nasceram da ferida aberta do pé de deus quando ele ousou arriscar um pas des deux.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Lição do dia

Até ontem, ou anteontem, não me lembro, eu era a única representante do sexo feminino do Dona Bandalha. Felizmente tenho a bela companhia de Jeniffer, a metade do casal maravilha, pra colocar em dia assuntos de mocinha que eram muito mal compreendidos pelos meu coleguinhas do séquisso masculino do Dona Bandalha.

Mas isso é passado, ainda bem.

Em homenagem a todas as mulheres bandalhas da nação, comprometo-me a colocar regularmente algumas lições do grande mestre Pierre Louÿs, já citado neste humilde brógue anteriormente.

Lição do dia



"Não fique na varanda cuspindo sobre os passantes, sobretudo se estiver com porra na boca".

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Informativo Dona Bandalha News nº 00

Boletim mais ou menos semanal com as notícias mais quentes da Dona Bandalha no Brasil e no mundo e as bandalhas dignas de nota e a maior epígrafe feita para explicar um informativo semanal existente até hoje!

Thais Hércules declara: “Dona Bandalha é mais popular que Jesus e os The Beatles juntos!”

44 anos depois da polêmica declaração de John Lennon: “The Beatles são mais populares Jesus Cristo”, é a vez de Thatoca colocar a boca no trombone. Essas palavras ditas por Lennon levaram centenas de fãs de Jesus a queimarem discos dos Beatles. Dessa vez nenhum disco da Dona Bandalha foi queimado e muito menos algum fã de qualquer um dos citados cabeludos se manifestou até agora, o que demonstra que não se fazem mais polêmicas como antigamente...


Manchetes do jornal Extra do Rio de Janeiro “ Fidel chama Raul”
Só falta agora querer chamar o Hugo!

Extra! Extra! Dois novos filhos da Dona Bandalha!

A trupe saúda
Mais dois saltibancos
Vieram da beirada
Da zona civilizada
Da periferia da cidade.
Assim como algum de nós!
Pra batalhar o riso
Pra batalhar o pão
Pra bombear sangue novo
Pra Dona da nossa vida
Duas cabeças malucas e geniais
Dois corações pulsantes
Chegando pra bagunçar o coreto.
Pra inventar histórias
Pra cantar, teatrar
Fazer humor
E passar o chapéu
Pra ganharmos as ruas.
As feiras, os teatros, as escolas
O mundo!
Dona Bandalha pariu
Mais dois rebentos
E passa bem
Muito bem!

Fabi Jabur se diverte com os dois novos palhaços da Dona Bandalha, os felas Jeniffer e Rafael!

E os planos de dominação do mundo continuam!




Dona Bandalha, safadinha como ninguém, continua fazendo planos para tomar o mundo de assalto! Está gravando o CD do espetáculo Brinquedo de Montar Brinquedo, que em breve estará em toda boa banca de CD deste país (ao menos nas apresentações da Dona Bandalha), preparando camiseta do grupo e um novo espetáculo para estrear ainda esse ano.
O tema do espetáculo? Bom, isso é segredo de estado, que ninguém do grupo revelou até agora!

domingo, 24 de fevereiro de 2008

The tortures of a memory of a lost love

Acredito que para os leitores bandalhas deste humilde brógue, o desenho abaixo dispensa maiores apresentações. Um momento genial de Lucy.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

"Eu nunca comi" no Centro Cultural de Juventude

Pois é! Como prometido, aos poucos vamos colocando nossos vídeos no mundo virtual.
Assitam e comentem!
Mais um vídeo da Dona Bandalha saindo do forno.
Trecho da peça "Brinquedo de montar brinquedo" no CCJ.
"Eu nunca comi", a triste sina de um Cafajeste tentando se dar bem...
Filmagem by Fabi Jabur

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Pensando em palavrões!

Andando pelo centro vi alguns cartazes de propaganda de teatro com os estranhos dizeres: Comédia sem palvrão! Triste... É possível fazer comédia sem palavrão? Sem dúvida! E das boas! Mas quando se coloca isso como uma virtude e em cartazes de peças diferentes, a coisa começa a cheirar mal. Não tenho tempo para discorrer aqui sobre essa belíssima criação humana que é o palavrão, farei isso em breve, mas não agora.
Mas antes deixo um vídeo que o Március me mostrou na intenet, com essa figura doidaça que faz parte do "grupo Hermes e Renato". è curto, mas mostra uma forma poética de xingar.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Masimo Trofisi, o incapaz

Houve uma vez um homem que se chamava Masimo Trofisi. Se há, não sei pois o homem não dá um sinal de vida faz algum tempo. Ele é do tipo que fica da linha pra baixo que chamamos de homem médio. É um parasita. Vive com a mamãe em um cubículo, tem um emprego ridículo mas, ao contrário do homem médio que sorri, assovia melodias da canção do dia e diz todos os "boas tardes" necessários à sobrevivência do homem médio, ele não se preocupa com isso. Ele quer deixar em evidência que é um fraco de primeira grandeza.

Acho melhor que ele se apresente:



A VIDA CONTEMPORÂNEA EM PÍLULAS – MODOS DE USAR
Por Masimo Trofisi

Das Incapacidades – Apresentação


Não sou um exemplo maior em roubar doces da mão de crianças.

Meu nascimento foi um notório fracasso porque sobrevivi às palmadas doutor Fritz na bunda. Ao que tudo indica, morrerei sem choro de parentes, sem flores e homenagens póstumas. Para as pessoas do meu convívio, aquelas que conheço enquanto fazemos a milésima pausa para o café perto do fim do expediente, nascer, abrir os olhos e chorar com as palmadas do doutor Fritz são exercícios simples. No meu caso, as minhas incapacidades vão além de um embaraço ao tentar manusear os pauzinhos no restaurante japonês. Acredito que minha total inabilidade para coisas e pessoas tenha adquirido proporções nunca antes vistas e caminha para o terreno das patologias. Não começarei fazendo um histórico a partir da minha infância – que se fodam as psicologias e possíveis explicações. Hoje, nem os museus vivem mais de passado. O tempo presente é o que realmente me interessa.

Tenho incapacidades fisiológicas, sociais e outras inomináveis. Deixo essa tarefa aos capazes leitores para nomear o que julgo ser inominável. Se é que há leitores. Comecemos então a falar de cada incapacidade em forma de pílulas a serem consumidas sempre antes do café da manhã (para começar bem o dia) ou, se preferirem, em fragmentos para serem lidos no ônibus enquanto o ponto não chega e a vida se congestiona.



Da incapacidade em inter-relacionar-se

Devo ter visto, de relance, em alguma matéria de revista, outdoor ou na boca de alguma celebridade instantânea metida a inteligente que o inferno são os outros. Desconhecendo a verdadeira autoria da frase (pois sou um ignorante confesso) e, tirada de todo os seu contexto original, digo que, sim, o inferno são os outros.

Fujo, com todas as minhas forças que restaram da meia-idade (idade do Lobo a porra), dos simpáticos vizinhos que me cercam no prédio, de seus cachorros, tartarugas, crianças a tirar catota do nariz. Fujo.

O elevador, aquele espaço de X metros quadrados é meu, me pertencem no trajeto do térreo para o 17º andar. De que valem o bom dia dado sem vontade e os minutos perdidos a olhar o teto, o chão e a barata subindo nas pernas da velha do 73? Certo dia, feito animal, mijei elevador de onde moro. Glorioso e soberano sobre o meu terreno recém-conquistado. E vitorioso, ao saber que meu crime fora perfeito: não houve testemunhas. Provavelmente o moleque do 132 deve ter tomado injustamente uma palmadas da mãe severa.

A mesma sensação me acomete com o elevador de onde trabalho. Às vezes, sem a suspeita do chefe, faço passeios nos horários em que sei que há pouco movimento. Só não ouso mijar. Claro, há câmeras me sorrindo por todos os lados e o risco em perder o emprego também.

Reivindico o direito em ter o elevador a minha inteira disposição, sem a presença de outros. Pois se o inferno são os outros que eu curta as chamas do meu próprio inferno sozinho, na forma retangular e claustrofóbica de poucos metros quadrados que ascende e descende toda minha sordidez, rancor e egoísmo.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Santas periquitas incandescentes Batman ou O Robin morreu!


Existiu um grupo mais punk que a Bandalheira (pré-história da Dona Bandalha)no que se refere a apresentações. Este grupo foi o Obscura Poesia, que se apresentou uma única vez e nunca mais!
Mas algumas poesias ficaram. Uma delas é essa singela homenagem ao garoto prodígio.

O Robin morreu

Mataram o Robin
O Coringa o espancou com um pé de cabra
O amarrou em uma sala trancada
Com uma bomba
E dessa vez não foi como
Nos seriados dos anos 60
Ele não se salvou no último instante

Eu era moleque quando isso aconteceu
Eu ainda lia gibi
Fizeram uma enquete por telefone
Lá nos Estados Unidos
Ligando para um número votava sim
Ligando para outro votava não
O sim ganhou

Eu lembro do Batman
Correndo com ele no colo
Gritando desesperado

Diziam que Batman sem o Robin
Era mais sombrio
E eu achei tudo aquilo um tremendo barato

Uma grande merda isso sim!
Mataram Robin porque ele era gay

Batman com o Robin caçava a inocência das pobres crianças.
A inocência perdida...

Batman pode espancar criminosos
Batman pode agir acima da lei
Batman pode ser o maior filho da puta da paróquia
Batman só não pode sair com um garoto pelas noites de Gothan

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Um Filho sinistro e divertido de Marcatti e Eça de Queiroz


Um dos meus discos preferidos de todos os tempos é o Brasil dos Ratos de Porão. E desde muito cedo! E muito disso se deve a sua capa. Na verdade antes de escutá-lo, já tinha me apaixonado por esta capa.Pra mim a melhor tradução do que pode ser chamado Punk brasileiro E aí fui correndo atrás de outras coisas produzidas pelo mesmo desenhista. Marcatti. Primeiro na Chiclete com Banana, depois fuçando sebos e achando as coisas que ele produzia na sua editora Pro-C, outra boa tradução do que é ser punk, do it yourself, faça você mesmo!



No ano retrasado, pude conhecer a fera pessoalmente graças ao Alexandre Linares, que me levou a uma feira de HQ em Bauru (onde conheci outras figuras como Latuff). Achava que iria conhecer um monstro depravado, mas na verdade me deparei com um cara sereno e tranqüilo. Nem todo gênio, precisa ser mala, né?
O mesmo Alê um dia entregou um livro pro Marcatti, com um bilhete “QUE TAL UMA ADAPTAÇÃO DO MARCATTI PRA ESSE CLÁSSICO?”. O livro era A Relíquia de Eça de Queirós. E puta qui pariu e guarde. O maluco aceitou o desafio e produziu uma obra e tanto. Duzentas e poucas páginas que expõem uma sociedade escrota e nojenta, corrida por câncer e úlceras como Moralismo, Clericalismo e outros ismos supurados.
Li na ida e volta do busão, rindo sozinho e vibrando com o filho dessa união sinistra.
Vale a pena!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Simpsons em dose dupla!

Para quem gosta dos Simpsons duas versões hilárias da abertura. Uma feita por pessoas de carne e osso ( o Homer é impagável, até o cofrinho rola)e outra "versão indiana". Descobri graças a Fabi Jabur.

Real Simpsons


Versão indiana

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Beijo no Asfalto no Festival de Jundiai

Esse vídeo mostra a apresentação que fizemos do Beijo no Asfalto lá em Jundiai. No festival Canta Encanto. A filmagem ficou a cargo do Vinicius (Fiofo). Com esta canção ganhamos o prêmio de Melhor Apresentação Visual no Festival de Queluz.
Aos poucos vamos aprendendo a dominar as ferramentas, colocando nossas apresentações no Youtube, colocando a Dona BAndalha no mundão. Esse é só o primeiro de uma série.
Digam o que acharam.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Fun Home - Uma tragicomédia em família



Ele tirou da bolsa e deixou em cima da mesa da cozinha. Era Fun Home.

Assim, sem maiores explicações, enrolações e blábláblás. Indicação de dois grandes amigos, ambos conhecidos pelo vício incurável por celulose. Pra mim aquilo devia ser entendido no imperativo: “Leia isso”. Acrescentado de: “Agora”. E li. Em pouquíssimas horas, perto da janela do quarto porque o calor era sufocante. Sem pausa pra café, água, cerveja ou banheiro.

Feito traça consumi o livro todo e sem culpa. Sim, eu sou viciada em celulose desde os tempos em que a mama me alimentava com as coleções do Círculo do Livro. Admito que sou uma junkie e não quero ir pra uma rehab. No, no, no.

Finda a leitura, o descontrole que aterrorizou os vizinhos: pelo amor de Crumb, Guido Crepax, Milo Manara!!!! Pelo amor, ódio e remédios tarja preta do Lourenço Mutarelli!!! Alison Bechdel já está lá no meu Olimpo de gente que se dedica à arte de contar histórias quadro a quadro e fazendo bom uso de todas as árvores que viraram papel. E tem gente que ainda afirma que HQ é sub-literatura. Perdoai, Harvey Pekar, eles não sabem o que lêem...



Caros leitores desse brógue entregue a bandalha toda, depois de um parágrafo-rompante vou colocar em algumas várias linhas por que ler Fun Home. Quem chegar no final leve a mão em direção ao teclado e deixe um comentário de "acabei, fessora!":

- Um artista se reconhece pelo tamanho da fome que tem. Alison Bechdel tem muita, pelo visto. Moral, relação com pai-fantasma, sexualidade, boa literatura e uma sinceridade desavergonhada juntas não são temas de gente que quer pouca coisa da vida;
- A história fala de um fantasma. Nada de “buh” e histórias de terror. Muito embora o pai da personagem, o defunto em questão, tenha sido um diretor de funerária e a própria autora compara seu cotidiano familiar com a Família Adams. Temos no Ocidente um problema seriíssimo com a morte, especialmente aquelas que acontecem repentinamente. Nascer, trepar, reproduzir aos zilhões são etapas naturais da vida besta. A morte, ah, nem se atreva a falar da dona...;
- Pois bem, a partir da morte do pai (suicídio?), ela disseca não só a relação com o velho mas passa a entender a melhor a sua própria sexualidade e, quem diria, a do seu pai, um homossexual trancado a sete chaves no armário de mogno que ele deve ter reformado e cuidado com esmero;
- Há inúmeras referências literárias e nenhuma delas colocadas a esmo – Collette, Anaïs Nin, Camus, Joyce. Mesmo quando não citadas textualmente, dá pra perceber que ali há um Proust saboreando um chá e remexendo em tudo podemos chamar de memória: lembrança e esquecimento;
- Não pensem que com toda essa literatura cabeçuda e com temas cabeludos o livro seja um convite ao suicídio. Não é. Se o subtítulo fala em "tragicomédia familiar" acreditem. Não é propaganda enganosa ou conversa pra leitor dormir e ter pesadelos;
- O desenho é simples. Vocês podem achar que eu gosto de arabescos e firulas. Ledo engano. Eu sempre gostei mais das coisas quando simples. Alison também tem o mesmo ponto de vista, já que ela praticamente viveu em um museu, em um brechó de antiguidades a la lojas da São João. O simples nunca é lindo apenas. E ponto final.



OBS: Não devo deixar de agradecer a dupla sertanojo Alan e Alexandrinho pela dica. Espero que vocês, caros leitores brogueiros, sigam o meu conselho imperativo: Leiam. Agora.

WHOSE LINE IS IT ANYWAY?

Por falar no humorismo norte americano, o Fê trouxe de sua estadia nos EUA algo bem, legal na sua bagagem.Dicas e informação sobre o humorismo que rola lá na terra de Marlboro. Na verdade o Fê se recusa a contar com detalhes suas "aventuiras" por lá, mas aos poucos vamos descobrindo (e claro, contando aqui) tudo o que rolou. Bom, uma das dicas é o programa de TV "WHOSE LINE IS IT ANYWAY?" Que passava na TV a cabo daqui, se não me engano pelo Multi Show. Não sei se ainda passa. Dando uma busca no Youtube achei uns episódios muito bons. Realmente os caras são fodásticos.
Só não consigo entender porque nosso querido baixista e diretor musical foi até os Estados Unidos para assitir tanta televisão? ( eitcha, quanta mardade!)

Muppets ou Sesame Street? Eis a questão!



Pois é? Vila Sésamo ou Muppets Show? Fiquei intrigado com o comentário de Eneida dizendo que o Caco tinha um quadro na Vila Sésamo. Na minha santa ignorância esses eram dois programas distintos, concorrentes, universos que não podiam se encontrar assim, sem mais aquela. Nada que uma pesquisadinha básica não resolva.Os dois programas de certa forma têm o dedo do mesmo maluco.Jim Henson. Após algumas criações no mundo da animação com bonecos(ao qual entrou meio a contra gosto, mas depois se apaixonou!) Henson foi convidado a participar de um novo projeto, Vila Sésamo, isso em 1969. Esse programa era um projeto ambicioso que visava educar as crianças através da TV, de uma maneira até então inédita. Vila Sésamo ainda está no ar, após trinta anos.Henson pensava em ter seu próprio programa, exclusivamente com bonecos, mas ninguém nos EUA tinha interesse no projeto. Mas ele não desistiu e foi para a Inglaterra ver se conseguia fazer rolar. Lá, conseguiu ajuda de Lew Grade. Nascia o Muppet Show em 1976!
Ah, agora sim!
Fonte: http://www.mofolandia.com.br/



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Fever

Aproveito a deixa do Alan pra colocar um trecho do Muppet Show. Em muitos episódios os Muppets contaram com convidados de "carne e osso" como Elton John, Peter Sellers, Johnny Cash entre outros. Sem falar que todos os episódios eram primorosos, do roteiro à manipulação dos bonecos.

Deixo com vocês um duelo histórico: Animal e Rita Moreno ao som de "Fever":

MahnaMahna

Sidartha, nosso guru mezzo venezuelano mezzo brasiliense, mas que mora no Rio de Janeiro, enviou este vídeo com o singelo comentário:"É uma bobagem, mas eu gosto...rs" No Youtube em alguns lugares está escrito que ele é da Vila Sésamo ou Sesame Street. Até onde eu sei o sapo que aparece no início é o Caco dos Muppets. Bom, assitam e tirem suas conclusões. Só tomem cuidado. Eu a princípio achei chato, mas agora não consigo parar de ver. Viciei!

domingo, 10 de fevereiro de 2008

querido brógue bandalha


Hugo Possolo e Claudinei Brandão em Nada de Novo

Vasculhando o submundo da minha bolsa – notas fiscais, carteira, livro, agenda, moedas do tempo do cruzado novo e, finalmente, a chave de casa – encontrei um pedaço de guardanapo. “Ah, uma sedinha! Que meigo”. Nada. Naquele papel provavelmente roubado do Estadão eis que vejo umas garatujas e tento decifrar. Depois de uma madrugada em claro consigo descobrir o conteúdo do texto. Transcrevo aqui, sem censura, todas as bobagens que um ser humano conseguiu colocar em um espaço tão pequeno:


Raul Barreto em cena de Nada de Novo

Querido brógue,

Hoje foi muito legal. Eu fui no teatrinho com a Thaís, a Laura e o Paulo. Dei muitas risadas descontroladas e quase quebrei a poltrona do espaço Parlapatões tamanha a emoção de paquiderme em surto psicótico. Foi quase como quebrar o bonde de Sta. Teresa. Eu se (sic) emocionei muito, principalmente quando o Raul Barreto disse que eu estava mui bonito com a minha camisa mostarda (eu virei o Mostardão!) e a minha calça de caçador de borboletas azuis do Sri Lanka. Eu só não gostei do comentário que a Thaís fez sobre a minha cara raspada, porque isso é de muito mau gosto e as pessoas que lêem este brógue podem não gostar (ela disse que eu fico com cara de chupador de buceta). Mas voltando pros Parlapas. Eu vi duas pecinhas: Proibido pra Menores e Nada de Novo. Foi muito legal, eu repito. O Proibido tem uma assembléia dos cabeção (sic) que usa roupa de parque de diversão (a professora vai gostar da rima!) e eu se (sic) identifiquei muito com as lideranças do movimento dos cabeção (sic). Gente honesta e trabalhadora. Tem também a cena dos dedinhos da Eliana e eu não sei por que começaram a reclamar depois, só porque eu brincava de enfiar o dedinho lá, dar o Giroflex, tirar o choquito e dar uma provadinha. É tão gostosim. A gente quase foi expulso. Depois de comer uma pizza no restaurante fictício da Thatoca, a gente viu Nada de Novo. Dessa vez sem a presença da Laura e do Paulo. Eu quase entreguei meus órgãos do aparelho digestório, respiratório e sexuatório de tanto dar risada. Ai eu quebrei mesmo a poltrona e ainda dei uma cabeçada punk no japonês que sentava atrás de mim. Como o japa tinha uma paciência zen budista, ele agradeceu a cabeçada, desmaiou e o espetáculo seguiu. Mais tarde apareceu uma ambulância e o japa foi levado pro hospital com traumatismo craniano. Nada grave, tá gente. Ah, sim, os Parlapas! Tem uma cena em que o Craudinei, meu ídalo, come bombril e sabão em preda (sic). Irado. E a dublagem que o Hugo Possolo faz do Gil Gomes! No final eu não resisti e fui correndo pro camarim abraçar o Craudinei (é difícil mas eu consegui dar a volta em toda aquela circunferência). Eu disse que era fã dos Parlapas e ouvi um "É? Foda-se!". Não era o Hugo tirando da minha cara. Olhei pra trás e vi a Thatoca, essa menina má, com o dedo do meio em riste pra mim e dizendo palavras de baixo calão. Feia. E o Craudinei, meu ídalo, ficou rindo da minha cara. Tudo bem. Mas depois de tudo isso eu pensei e falei pra minha mãe Dona Loica Zaroia Livão que quando eu crescer eu quero ser parlapatão, patife e paspalhão. E bandalha também.

Alão Livão Caramujo

Pra quem quiser ver, ai vai a programação:

Parlapatões, Sortidos e Variados
Proibido para Menores - sexta 21h e sab 24h
Nada de Novo sexta - 24h
Um Chopes Dois Pastel e uma porção de bobagem - Sáb 19h
Prego na Testa - Sáb 21h30
U Fabuliô - Dom 20h
Peças de 1 minuto - Qui 21h

Pra molecada:
O Bricabraque - Sab 16h
Clássicos do Circo - Dom 16h

O Espaço Parlapatões fica na Praça Roosevelt, 158 - Centro

Sabe aquele momento em que tudo para por um segundo? Alguns chamam de marco. Foi mais ou menos assim!

E de repente uma fissura de alto a baixo! Assim no tecido do que eu entendo por realidade. Como aqueles desenhos animados que alguém desenha uma porta no ar! E por ela entrou um tanto. Eu na cadeira sem conseguir respirar. Rindo alucinadamente! E com a certeza de que, como eu posso mesmo escrever?
-Você gostou Alan?- pergunta a Thais.
-Sim, mas não gostei de uma coisa!
-Sim tem alguns probleminhas, mas...
-Não é isso Thais. Eu gostei demais! Você não faz idéia do que está rolando aqui dentro, na minha cabeça!
Como eu posso mesmo escrever? Bom, do mesmo jeito que eu falei pra ela.
-Fudeu Thais! Fudeu! Você não imagina o que está passando aqui dentro...É exatamente isso que eu quero fazer na minha vida!

O homem do gás

O maluco do sebo da Barata Ribeiro, lá do Rio de Janeiro, deu essa dica, desse grupo la de Pernambuco. Tanga de Sereia trás, em seu repertório autoral, melodias inspiradas e letras apaixonadas, fazendo um brega legítimo e muito contagiante. O trabalho é influenciado pelo som de artistas que fizeram sucesso na década de 70, como Diana, Paulo Sérgio, Evaldo Braga, Odair José, entre outros. Canções como “O Homem do Gás”, “Primo com Prima” e “Solteira, Livre e Desimpedida”, que fazem parte do primeiro álbum da Tanga de Sereia, são alguns dos hits que mostram todo o poder da banda, formada por Paulo Roberto (voz e guitarra), Danny (voz), Leon (baixo), Peu (bateria), Maestro Sérgio (teclados), Marquinho (trompete), Alexandre (Trombone) e pelas vocalistas Laís e Gisele. Diversão e gréia garantida!
E se não bastasse tudo isso, ainda tem a maravilhosa Hermila Guedes no clipe!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

O que o Pearl Jam tem a dizer?

Marcius Sidartha tornou-se de certa forma um colaborador para esse nosso blog. Dos muitos clipes legendados de forma sacana que rolam na Net selecionou essa pérola. Vale a pena!
Valeu Marcius

Fernando Almeida Barros de volta ao Brasil!





Nosso intrépido baixista, vocalista, arranjador, diretor musical e outras cositas mais finalmente está de volta ao Brasil depóis de uma estada na terra do Tio Sam. Com certeza terá muitas e muitas histórias pra contar de lá. Ainda não sabemos se trouxe a cabeça do Mickey Mouse em uma bandeja. A única informação mais concreta é que tratou de voltar logo antes que as pressões para que apoiasse algum das pré candidaturas para a presidência do império se tornassem insuportáveis!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Carnaval de paulista

Não rolou o tal Bloco Nildos e Nildas partindo pra ignorância da Vila Nova Ipiranga. Ia ser divertido acordar os velhinhos do bairro e faze-los dançar de pijama pela avenida Nazaré. Fica a promessa pro ano que vem. Se eu estiver em São Paulo, claro.

O Alan tratou de salgar a bunda branca e peluda em Angra. Eu, como sabem, fiquei por aqui mesmo. E, juro, não foi nada mal o meu Carnaval de paulista.

Sexta-feira – Bloco Ilú Oba de Min



Como o nome sugere, é um bloco afro. Umas mulheres fodásticas cantando todos os pontos de candomblé, pessoas vestidas de acordo com seu orixá de cabeça (alguns desfilaram com perna de pau como um Xangô pirofágico) e uma bateria incansável. O bloco saiu atrás do Estadão e foi até o Largo do Paissandu. O trajeto não é longo mas a minha empolgação era tanta que estou com umas malditas bolhas no pé até hoje, quarta-feira de cinzas. Uma experiência para nenhum ateu brasileiro botar defeito.

Pra quem quiser conhecer. Há uma agenda com apresentações e eventos:
http://www.iluobademin.com.br

Sábado – Carnaval na Contramão



Big band combina com Carnaval? Sei lá, dependendo da disposição dos foliões, sim. Eu, por exemplo, com os pés estrupiados não achei ruim o programa. Pelo contrário. Afinal, uma boa big band como a Soundscape vale em qualquer época do ano.

Terça-feira – Bloco Agora Vai



Lembra quando os seus professores de física falavam por que nenhum pelotão marchava em cima de uma ponte ou viaduto? Pois é, eles falavam que não podia marchar, mas ninguém fez alguma ressalva quanto a sambar. Lá fui eu, no Bloco do Agora Vai sem medo de ser feliz e partindo pra ignorância em cima do maior desastre urbanístico de São Paulo: o Elevado Costa e Silva, vulgo Minhocão. Aquele punhado de concreto tremeu mas não rachou. É Carnaval e não manchete para as páginas do caderno Cotidiano da Folha.

O bloco é bastante recente, existe desde 2004. É organizado pelo pessoal da vilinha na Barra Funda, onde mora boa parte dos integrantes da Cia. São Jorge de Variedades. Ano que vem, se eu calhar por aqui mesmo, vou providenciar uma fantasia nas cores amarela e roxa que simbolizam o bloco.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Carnaval em Sampa, parte cinco. Final!


A folia ainda vai durar pelo menos três dias...O mundo a minha volta ainda rodopia velozmente... Quem foi que falou mesmo que tomar cerveja com esse remédio não ia dar barato nenhum? Quem foi que falou mesmo que está acontecendo um carnaval nessa cidade enorme? Depois de uma dormida básica no chão, voltar pra casa. Nesse momento, restamos apenas Alan e eu. Sentamos na frente do ponto do Parque Bristol e, sem perceber, caímos duros de sono no chão. Um gran finale para uma grande noite. Na despedida tentamos combinar os próximos passos da empreitada. Quem liga pra quem? Que hora a gente se encontra? Você liga na hora do almoço... Amanhã eu sei de um carnaval de rua legal... Ah, vai ter um baile lá no... A gente se fala daqui a pouco, mais tarde...
Ressaca infernal, agora pouco ainda tinha algum resquício... O carnaval está acabando, melhor dizendo, já acabou! Primeiras horas da quarta-feira de cinzas. Como esperado, ninguém se encontrou nos outros dias para continuar a tal matéria, todo mundo de bode enfurnado em casa ou fazendo outras coisas. A missão naufragou. Mas sem trauma. Ano que vem tem outro carnaval. Quem sabe essa matéria possa ser escrita finalmente. E claro, por outra pessoa, pois eu espero estar passando esse feriado em um lugar bem longe de São Paulo. Oxalá, meu pai, Oxalá! Se aqui é o túmulo do samba como dizem os cariocas, não sei. Pouco ouvi do barulho de cuíca e ziriguidum nessa noite ensandecida. Mas Sampa continua sendo, e sempre será, o melhor palco para as noites mais junkies e “perda total” do país. E que me perdoem Geraldo Filme, Adoniran Barbosa e outros sambistas paulistanos, eu também espero estar no ano que vem anos luz de distância do Carnaval de São Paulo.
E desse carnaval maluco se passaram dois anos. Como já escrevi aqui, ano passado não consegui cumprir minha promessa, mas esse ano sim. Passei um carnaval pra lá de legal em Angra. A Thais eu não lembro como se virou ano passado, mas sei que esse ano passou por aqui mesmo. Mas como bons paulistanos que somos daqui a pouco vamos tentar organizar o bloco com a Milene lá no Ipiranga. Ou seja, pelo menos um pouquinho do Carnaval eu estou passando aqui.
Salve!

Carnaval em Sampa parte quatro!



Continuando... bom, vocês sabem!Texto de Alan e comentários em negrito de Thais

Um café rápido no Estadão (será que só vamos entrar em botecos e lanchonetes hoje?), e vamos trombando com os foliões de um carnaval sem samba: Garis limpando as ruas, malucos de todas as espécies, um mutcho louco se passando por poliglotas (troquei altas idéias com esse cara – na blabalação, é claro), moleques dando um tapa em cola, mendigos fedendo, polícia, os edifícios indo do chão até o céu para lá se espremerem em um imenso cordão, um pedaço do teatro municipal fazendo lembrar Zé Celso montando Bacantes em um carnaval de mais de dez anos atrás, pedaços de coisas que vão se juntando formando uma pintura maluca, como uma mistura de Esher e Picasso, como a pintura da loira que passa sem deixar claro se é homem, mulher ou um ser celestial. “Qual foi a pior loucura que você já fez na vida?” Era a pergunta que não quis calar, que fazíamos para todos que passavam. Alguém responde: “Minha pior loucura? Foi ter nascido!”. Rodamos e nada, nenhum lugar pra entrar. Ops, o Copan. Ei, tem o Love Story ali. Deprê demais. “Quanto pra entrar?” um bando de boys quer saber. R$ 50,00 e não tem choro nem vela... Como estamos com duas mulheres, eu e o Alê pagaríamos a metade e elas entrariam de graça... Mas ninguém se arrisca. Como assim de graça? Se soubesse teria encarado a putaria do Love Story! Afinal, hoje é Carnaval. Nossa noite está acabando, e a da galera que está chegando ao local só começa. Duas namoradas querem se pegar na porrada – e o Alan inventa de apartar a briga das duas. Por um momento achamos que ele ia fazer isso mesmo. Mas, em se tratando de Alan, o vibrão, o cara fingiu ligar para alguém no orelhão e teve uma visão privilegiada do evento.

Carnaval em Sampa parte três


Continuando a aventura dos quatro malucos pelas ruas de Sampa em plano Carnaval. Texto de Alan, com comentários em negrito de Tathoca

Um táxi passa com um travesti enorme dentro – o que era aquilo? Uma cópia da Divine, o traveco que comeu merda no célebre filme Pink Flamingos do John Waters. Oh, meu coração disparou de alegria ao ver um dos meus ídolos juvenis. Paro o carro e pergunto onde poderíamos encontrar uma balada boa aquela hora. Onde o Carnaval estaria bombando? Ouço um bolo de noiva me responder que era no Ibirapuera (destino estranho para o Carnaval, será que o nosso Sambódromo mudou para a Praça da Paz? Ah, esses ansiolíticos do Alan...) e que estaria indo pra lá. Longe demais para quatro perdidos como nós. Que tal voltar a adolescência um pouco? Um orelhão, uma lista de telefones de amigos, e lá vai eu como um títere de três malucos acordar a galera. Salve o 9090, músiquinha chata e depois minha voz algumas vezes disfarçadas anunciando coisas como eu sou seu pior pesadelo...Isso deu muito pano pra manga. Apesar do Alan se declarar um títere (pobre criança) era ele quem mais colocava lenha na fogueira com os telefonemas. Sobrou até para gente que que estava nem ai para ver o seu bloco passar na rua. Claro que o Alan não vai fazer menção alguma ao fato de ter abaixado as calças no meio da Consolação pra ver a Mangueira passar, com o risco de perder a simpatia das leitoras desse blog. Alalahô, mas que calor...

Chegando de Angra pra continuar o Carnaval!

Engraçado os contrastes e as semelhanças entre este Carnaval e aquele outro que passei em São Paulo... Em Angra a curtição não parou nenhum dia. Curtição família, com direito a piscina, teleférico de caderinha, sauna, cachoeira e uma praia lindíssima! Ainda aprontamos um bloco improvisado no meio de um supermercado, depois de uma pizza no mesmo lugar, altas horas da noite!
Naquele outro a festa ficou pro primeiro dia, o resto foi ressaca e bode.
Mas em ambos uma pontadinha de tristeza por algo muito importante que eu estava/estou perdendo. Mas carnaval inda não acabou! Hoje vai rolar um blco improvisado pela Milene lá no Ipiranga. Coisa boa! Pensando em um nome, Bloco dos Nildos e Nildas partindo pra ignorância. Háhá
O Suvaco de Cristo que se segure pois estamos chegando!

Carnaval em Sampa parte dois


Continuando a saga do Carnaval em Sampa, onde nossos intrépidos heróis, Thais, Alan, Ale Riviello e Cláudia Cascarelli resolveram curtir o Carnaval em São Paulo...

Finalmente uma proposta de consenso: tomar umas no Bexiga ( atual Bela Vista, hurra meu) pra esquentar os tamborins antes de entrar em alguma casa pra dançar. O Alê tava com fome e propôs comermos uma paçoca de carne seca no Rancho Nordestino. Sentamos e foi aí que o Carnaval tomou um outro rumo pra mim. Estou tomando um ansiolítico básico (nem tarja preta é, só uma fórmulinha manipulada) e perguntei pros amigos presentes se eles achavam que beber me traria algum efeito colateral. “Que nada, só vai cortar o efeito foi a resposta unânime da galera, e eu que nunca dei razão pro Nelson Rodrigues me encalacrei nessa. Além das cervejas inventei de chamar as maravilhosas pingas vendidas no local, divididas no cardápio pela região que são encontradas. E desce Caranguejo, e tome Boazinha. Eitcha, que minha escola de Samba vai cair pra segunda divisão. Ao sair do bar uma festa muito mais colorida se abriu pra mim. O verdadeiro Carnaval de São Paulo. Aquele escondido nas frestas dos muros imundos dessa cidade insana, embaixo da sujeira das unhas , incrustado entre o concreto e o tijolo. Descendo a Major Diogo bati um papo com uma amostra disso na figura de uma prostituta de sessenta anos a qual eu perguntei se tinha algo pra fumar. Uma digna personagem felliniana, a Cabíria rediviva do século XXI e muito mais pirada que a personagem de Giulieta Masina. Discutimos sobre Jesus e suas reais intenções enquanto ela explicava que aproveitaria nossa carona ( detalhe, estávamos a pé), por que queria se sentir protegida. E quem protege quem aqui? A velha senhora nos deixa na nossa busca (a essa altura nenhum de nós tinha mais certeza do que procurava), Perguntamos por diversão para alguns garotos engravatados, mas ninguém sabe bem onde achar nada, muito menos esses pobres rapazes que tinham que trabalhar em um hotel em pleno sábado de folia.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Dia de festa no mar


Boa parte da bandalha é adepta do ateísmo brasileiro. Daquele que não crê em Deus jamais, mas dá um pulo no terreiro como experiência antropológica, acende vela e faz ebó.

Dizem por ai que João Cabral de Melo Neto, ateu convicto, morreu rezando. Sério.

O Marcelus Bandalha Correia, budista, também não resiste ao toque no atabaque.

Saravá!

Hoje é um dia bastante aguardado para os adeptos das religiões afro-brasileiras e simpatizantes em geral: é o dia dela, de mamãe Iemanjá, uma das orixás mais populares do Brasil. Adeptos ou não, quem estiver na praia aproveite o dia e o sol e dê um belo mergulho nos domínios de Janaína. Provavelmente milagres não acontecerão e o mundo não se tornará melhor num passe de mágica, mas nada melhor que um banho de mar pra começar bem o ano.

Uma dica pra leitores em geral: Mitologia dos Orixás do Reginaldo Prandi.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Carnaval em Sampa: parte hum


Ano passado passei o Carnaval vendo TV. No retrasado juntamos alguns Bandalhas e fomos conferir o Carnaval em Sampa. Escreveríamos uma matéria para nosso fanzine Moleque (que não saiu do número zero).Outra intenção era conferir o Carnaval todo, mas não conseguimos sair do sábado...A equipe era formada por Alan, Cláudinha (que foi nossa vocalista na época que éramos a Bandalheira) Thatoca e Alê Riviello (que tocou guitarra também nos primórdios).Vou publicar aqui na medida do possível o que rolou naquele sábado, 25 de fevereiro de 2006. O texto e de minha autoria com pitacos em negrito da Thatoca.

CARNAVAL EM SAMPA CITY
Ou “quem nunca viu o samba amanhecer, vai no Bixiga pra ver”

A missão era difícil, mas não iríamos arregar. Nos encontramos no Centro. Alê Riviello e Cláudia Cascarelli já estavam nos esperando perto do espaço Unibanco. No caminho até lá eu e Thais encontramos um resto de fantasia esquecido por alguém, um par de asas de anjos cor de rosa – um prelúdio do que iria acontecer depois. Precisávamos mesmo de asas coloridas e chamativas para a nossa empreitada. Chegamos ao local devidamente paramentados. Agora era achar o caminho das baladas. Mil idéias, mil possibilidades discutidas, decidimos descer a Augusta. Que tal Sarajevo? Achamos os vintão cobrados meio caro e decidimos continuar descendo mais um pouco. Que tal a Outs? Fechada, pelo menos àquela hora. Vamos descendo que uma hora vira. “Opa, minha irmã vai pro Bar Brahma” - lembrou Thatoca. “Que vai rolar lá? Marchinhas de carnaval?” Puxa se ao menos estivéssemos no Recife, mas aqui em Sampa começar o carnaval ouvindo Marchinhas é trash demais. Um dos poucos lances de lucidez de Alan na noite. No dia seguinte, a Laura contou que não pensou duas vezes em entrar no Bar Brahma depois de ver uma turma de tiozinhos fazendo trenzinho ao som de “ô abre alas que eu quero passar”.
Continua...

Ai que difícil


Graças a hospitalidade de uma grande amiga vou passar o carnaval em Angra. Ai, que difícil né?
Um dia a Dona Bandalha vai me deixar milionário e vou comprar uma casinha lá...
Ou quem sabe a revolução não estoure antes? Enquanto isso vou me preparando para aproveitar cada segundo que estiver lá!
Enquanto a revolução não vem!
Ai, ai...