quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Baiano e os novos caetanos



!ripasemdó

Baiano e os Novos Caetanos" (não, não tô falando de Caetano e os Novos Baianos), que tocava um samba-rock meio nordestino e suingado e até forró, surgiu na década de 70, aproveitando o sucesso dos Personagens Baiano (Chico Anysio) e Paulinho (Arnaud Rodrigues) do quadro de mesmo nome no programa da Globo Chico City. A idéia dos personagens surgiu da revolta que a prisão e o exílio de Caetano e Gil causaram em todo o meio artístico. Servia como sátira, mas era também uma homenagem a dois artistas cuja prisão sequer pôde ser noticiada decentemente nos jornais nacionais, devido à censura. Tocavam músicas ótimas como:
"Vô batê pá tu",
"Nêga",
"Urubu tá com raiva do boi",
entre outras.
Fonte
comunidade do orkut
Por falar em censura, uma das hilárias músicas da dupla, "Vou batê pá tu", fala da figura do delator, também conhecido como cagueta ou dedo de veludo. Isso em plena ditadura militar.
Aqui eu faço a postagem do primeiro disco.Baixem que valem a pena. Na comunidade do Orkut esse e vários outros discos, não só do Baiano e Novos Caetanos, mas de outros trabalhos da dupla de humoristas.Muitos postados pelo Ramsses, um grande conhecedor dos mestres.

Nenhum comentário: