quinta-feira, 6 de setembro de 2007

A causa secreta da coceirinha do Alan

Nossos agentes secretos da bandalha, ensimesmados com a tal história da coceirinha nos olhos do *, digo, nos belos olhos de Alan Livan, foram até o Google, fonte de todo saber virtual, e descobriram o que tem atormentado de verdade a vida do nosso ator, cantor e ursinho de pelúcia da Dona Bandalha.

Não é geléia de pimenta.

Verminoses:

Oxiúrus é um tipo de verme pequeno e fino que pode aparecer nas fezes como fio de linha branca. Os oxiúrus vivem nos intestinos e podem alimentar-se com alguns dos nutrientes da comida. Normalmente não são perigosos mas causam vários incômodos.

São comuns em famílias com crianças pequenas. Se a criança tem oxiúrus ela pode ficar agitada na cama à noite, sem conseguir dormir devido à coceira no "traseiro". Esta coceira é causada pela fêmea do oxiúrus que sai do intestino para colocar os ovos na região anal. Nas meninas elas podem entrar na vagina, causando coceira e corrimento.

Os oxiúrus podem passar de uma criança para outra. Os dedos podem ser contaminados pelos ovos e quando elas estão brincando, depositarem-se nos brinquedos e serem levados para o interior do corpo quando as crianças levam os dedos ou brinquedos à boca. Quando coçam o "traseiro", os ovos ali depositados podem entrar embaixo das unhas. As crianças podem espalhar os ovos pela casa, inclusive nas cobertas e infectar os adultos. Os animais de estimação não passam oxiúrus, pois os deles são de um tipo diferente.

O exame para verificar a presença do oxiúrus é o swab anal. Um abaixador de língua com uma fita adesiva na ponta é pressionado sobre a pele da região anal, e a fita colocada sobre uma lâmina é vista ao microscópio onde aparecem os ovos.

O tratamento é feito com medicamentos. É importante fazer o tratamento de todos os familiares, lavar as cobertas em água quente, cortar as unhas bem curtas e lavar muito bem as mãos.

O Tom Zé mandou essa imagem para o Alan.

3 comentários:

Alan Livan Bandalheira disse...

Lola.
Você parece tanto a Thais. No que ela tem de sem noção ao menos é uma verdadeira alma gêmea!
Agradável essa postagem sua. Coloque-nos mais a par dos seus problemas. Não vou dizer que são problemas também da Thais porque mesmo que algum verme resistisse ao patê de pimenta aplicado diretamente no boga, não sairia vivo da aplicação anal de totens semanais que a referida pop star executa ao menos uma vez por semana.

Anônimo disse...

Você sabe que o negócio é assim, Alan: a gente perde o amigo mas não perde a piada. A propósito, eu notei a falta de um dos meus totens depois que você passou em casa.

Anônimo disse...

Você sabe que o negócio é assim, Alan: a gente perde o amigo mas não perde a piada. A propósito, eu notei a falta de um dos meus totens depois que você passou em casa.