domingo, 16 de março de 2008

Uma carta de Michael Moore: ' Sicko ' é um choque em Cannes!


Amigos, como vocês já podem ter lido, nossa premier de "Sicko" no Festival de Cinema de Cannes foi um sucesso tremendo. As duas mil pessoas do lado de dentro do teatro Lumière se alternaram entre lágrimas e risos durante as duas horas do filme -- e quando acabou, deram-lhe uma ovação de pé que pareceu durar por quase 15 minutos! Muitos vieram até mim e disseram (e os críticos parecem concordar) que este é meu melhor filme. Eu não sei sobre isto, e parece estranho comparar estes filmes. Mas, sinto-me seguro em dizer que eu estou muito, muito satisfeito com este filme e não posso esperar para mostrá-lo a vocês em sua estréia dia 29 de junho.
Cannes é um lugar louco. Há amantes do cinema de quase todos os países do mundo. E então há as pessoas d "showbusinnes. " Estas forças tenebrosas praticamente arruinaram esta forma de arte (inventada pelos franceses e nutrida ao brilhantismo pelo país que eu chamo de lar). Hoje, são feitos mais e mais filmes ruins, e cada vez menos e menos pessoas vão ao cinema. Muitos que dirigem Hollywood acreditam que o povo estadunidense é demasiado estúpido para apreciar um filme que respeite sua inteligência.
Na apresentação de "Sicko" à imprensa, o jornal de Wall Street relatou que repórteres e críticos duros choraram. Mesmo aqueles que foram ásperos a mim no passado, ou que não concordaram com minha política, foram comovidos. Além de meu desejo de que "Sicko" inflama uma chama na luta pela saúde gratuita e universal (e um desejo maior que nós, como americanos, façamos um trabalho melhor em nos tratarmos com solidariedade e respeito), eu continuo a esperar que tenha feito uma contribuição à arte do cinema e tenha dado aos povos um bom motivo para sair de casa por algumas horas.
Em minha conferência de imprensa do festival, a única palavra negativa veio dos canadenses. Dois críticos não gostaram de todas as coisas agradáveis ditas sobre seu sistema de saúde. Sim, o sistema de saúde canadense tem suas falhas, mas quando eu perguntei aos dois críticos se trocariam seus cartões do plano de saúde pelos meus, responderam "Não!". É claro que não . Os canadenses vivem mais e sua mortalidade infantil não é tão elevada quanta a nossos. Seu sistema é subfinanciado porque seus líderes têm tentado empurrar para o sistema de saúde o estilo dos Estados Unidos.
O resto da semana foi bom e estou agora em meu regresso aos E.U.A. O New York Post relatou domingo que a administração Bush, além de ir atrás de mim por cenas do filme em ou próximo a Cuba, pode agora ir atrás dos trabalhadores do resgate do 11 de Setembro que levei comigo para fazerem exames e receberem a atenção médica que lhes foram negados por nosso próprio governo. Eu não poderia compor a ironia acima, mesmo que quisesse , e farei todo o necessário para defender o direito humano destes verdadeiros heróis estadunidenses de receber a atenção médica que merecem.
Nós recebemos também a informação de que as indústrias farmacêutica e médica estão empenhadas na luta contra "Sicko." Nós recebemos muitas cartas com grande denúncias dos empregados dessas companhias enquanto fazíamos o filme. Nós gostaríamos de ouví-los outra vez vez! Mande-nos os memorandos internos e todas os outros planos que você cruzar por acaso na máquina de copiar da companhia ou no servidor de Internet. Nos ajudará a permanecermos cientes do que eles tramam, e nos dará também a oportunidade de um pouco de divertimento às custas destas indústrias. Eu terei logo uma seção especial de meu Web site devotado a "Sicko." Até então, avançaremos rumo nossa estréia dia 29 de junho. Espere vê-los todos naquele fim de semana!
Abraços, Michael Moore

Nenhum comentário: