sexta-feira, 27 de junho de 2008

Zéu Brito! Se é pra ser tiete, que seja por um maluco assim!


A primeira vez que ouvi falar desse estranho e maravilhos sujeito foi quando descobri quem estava por trás de uma das melhores obras de humor que circula no mundo virtual da Internet, que é O destino de Miguel. Depois o clipe da canção Soraya Queimada.
Aos poucos fui escutando uma coisinha aqui, outra ali! Colhendo informações. Até que baixei seu disco. O delirante Saliva-me e ainda a gravação de um show que abriu o projeto Balança a concha.
Estou escutando este moço alucinadamente! E sugiro que todos façam o mesmo! Zéu Brito é um gênio.
O que define um gênio? Difícil responder né? Pra mim é aquele que redefine o presente, o cotidiano. E para fazer isso precisa de duas capacidades em especial, a de perceber este momento e a de interferir nele. E ele tem tudo isso!
Obra pra ser degustada aos poucos, percebida em suas nuances.E, o que é uma delícia, de um escracho porreta, sem firulas intelectualóides! Psicodelia, sexo, desejo, vigor. Tudo isso transborda em músicas malucas como Suruba no fundo do mar, Brega de Leila e Mirabel molhado. Esta última vou até colocar a letra. Fico pensando como ela foi feita e a impressão que dá é que ele estava curtindo uma viagem de ácido no café da manhã e mandou ver.

Mirabel recusa o recheio
Mirabel se descasca agoniado
Mirabel só aceita Amanteigado
Mirabel acha Cream Cracker ultrapassado

Inventei de abrir, o alumínio da embalagem
Pra dar fim na agonia
Pra definir a merenda do dia
Tolo fui eu

Mirabel se revoltou
E chamou sua amiga bolacha Maria
De repente estava ali perdido, cercado
No mundo bizarro
Me amarro em biscoito

Os biscoitos me agrediram
Tomaram conta da minha cozinha
Se uniram aos Recheados
Pediram ajuda à Broa, Empadinha
E ao croquete da vizinha

Eles estavam em grande número
Eu era um
Corri pra prateleira, e peguei um envelope de Tang laranja
Os biscoitos se excitaram
E começaram a gemer, a suar, a temer, a enlouquecer
Sairam correndo
Sairam gritando
Só sobrou Mirabel
Só sobrou Mirabel

Mirabel perdeu o recheio
Mirabel descascou agoniado
Mirabel se despediu do Amanteigado
Mirabel morreu, morreu, morreu...
Molhado

Zéu em vídeo " Dama de ouro"

Um comentário:

Thaís disse...

Tem também Zéu Brito participando do Sexo Frágil. Dá pra ver no You Tube a cena final de um dos episódios que Bruno Garcia, Lázaro Ramos, Lucio Mauro Filho e Wagner Moura cantam Soraya Queimada.